Atenção! este site esta em desenvolvimento as informações e noticias apresentada podem não condizer com a realidade.

SegurançaTecnologia

10 problemas comuns em carros e como evitá-los

Falhas de desempenho, barulhos estranhos e luzes de advertência no painel são os primeiros sinais que revelam os problemas mais comuns em carros. Sobretudo, averiguar quais são esses defeitos e buscar a solução correta pode evitar uma dor de cabeça ainda maior no futuro.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 30% dos acidentes de trânsito são causados por veículos que não recebem a manutenção adequada. Dessa forma, alguns cuidados como conferir o sistema de freios, pneus, suspensão e sistema elétrico merecem a atenção de qualquer motorista. Entenda agora, quais são problemas mais comuns que podem surgir no seu carro e o que fazer para evitá-los.

10 problemas comuns em veículos e o que fazer para evitá-los

1. Bateria descarregada

visão de perto de mecânico automotivo usando um testador de bateria digital para verificar e analisar a bateria do carro, checar a quilometragem do carro, conceito de serviço de manutenção automotiva.
Trocar a bateria é o ideal após três anos de uso/Shutterstock-Foto Gumbariya

À medida que a durabilidade da bateria vai perdendo a capacidade, pode haver falhas na partida do veículo. Quando a bateria descarrega, geralmente após 3 anos de uso, a solução é trocar o componente.

2. Superaquecimento do motor

Entre os problemas mais comuns em carros está o superaquecimento do motor, que pode ocorrer em razão de uma série de fatores. Os motivos podem ser: baixo nível de líquido de arrefecimento, falta de óleo no motor, vazamentos na mangueira e no radiador, falha no sistema de ignição, dentre outros.

Sobretudo, quando notar que o motor está aquecendo demais, é fundamental estacionar o veículo e desligar o motor imediatamente. No entanto, o recomendável é manter a manutenção em dia para evitar tal perigo.

Carro superaquece e motor quebra com radiador com vazamento, vapor e fumaça de óleo quente saindo debaixo do capô. Jovem asiático motorista de carro em pé com o capô do carro aberto ao ar livre. Conceito de problema no motor do automóvel.
O baixo nível de líquido de arrefecimento e de óleo no motor podem superaquecer o carro/Shutterstock/ Foto APIWAN BORRIKONRATCHATA

3. Pneus desgastados

Quando os pneus estão desgastados, eles podem gerar consequências não só para o veículo, como também causar um acidente. Além disso, estão mais suscetíveis a furar no meio do seu trajeto. Dessa forma, é indicado acompanhar a durabilidade dos pneus. Para isso, basta verificar o indicador de desgaste de rodagem, o TWI (Tread Wear Indicator), e a data de fabricação.

4. Pane elétrica

Erro de luz iluminado no painel do carro
Erro de luz iluminado no painel do carro/Shutterstock-Foto Jovan M

Uma pane elétrica ocorre quando há uma falha no sistema elétrico de um veículo, interferindo no seu funcionamento correto. Essa falha pode afetar diversos componentes, como o motor de arranque, a bateria, os faróis, os vidros elétricos, o painel e o ar-condicionado. Sobretudo pode surgir de maneira inesperada e, dependendo da sua gravidade, pode fazer com que o carro não consiga ligar.

Além da manutenção regular do veículo, substituir a bateria no prazo, não sobrecarregar o sistema com acessórios elétricos não originais e desligar o sistema quando não estiver em uso são algumas das medidas recomendadas para evitar esse tipo de problema no seu carro.

5. Problemas no câmbio

Entre os problemas mais comuns em um carro, as falhas no câmbio podem surgir com o tempo. Dessa forma, ao notar barulhos estranhos ao engatar a marcha e falhas no desenvolvimento da transmissão, fique atento!

O ideal é fazer a revisão do veículo, mantendo a troca de óleo em dia e evitar o desgaste do câmbio. Para este último, é recomendável evitar ficar apoiando a mão no câmbio durante todo o trajeto, ou ficar com o pé na embreagem o tempo todo.

6. Combustível adulterado

Visão lateral de uma jovem empurrando um carro quebrado na estrada. Situação em que o carro quebra na estrada.
O veículo pode parar de funcionar por conta de combustível alterado/Shutterstock-Foto Boyloso

Combustível adulterado ou gasolina “batizada” pode trazer sérios problemas ao motor. Por isso, o ideal é evitar preços atraentes de alguns postos de combustível, procure sempre os postos de serviços confiáveis.

7. Correia dentada

Além do mau sincronismo entre a rotação do virabrequim e a abertura das válvulas, o desgaste ou quebra da correia dentada pode sérios danos ao motor. Dessa forma, os prejuízos podem ser bem altos.

Para prevenir contratempos, é fundamental executar a manutenção correta desse componente, seguindo as orientações do fabricante do automóvel.

8. Pane seca

Close-up da luz de aviso de combustível vazio no painel do carro. Ícone da bomba de combustível. Mostrador de gasolina no painel do carro com sinal digital de alerta de falta de combustível aceso. Nível baixo de combustível exibido no velocímetro.
Luz de aviso de combustível vazio no painel do carro/Shutterstock-Foto Narong Khueankaew

Muito além do que você imagina, há uma quantidade razoável de pessoas que ainda andam com o carro na reserva, até se depararem com essa situação: a pane seca.

Contudo, a falta de combustível não gera só transtorno na rotina do condutor esquecido, mas também pode resultar em multas, uma vez que o veículo fica parado na via.

Então, o ideal é manter o abastecimento do veículo em dia e averiguar se o marcador do combustível do automóvel está funcionando corretamente.

Pode misturar gasolina com querosene?

Não é aconselhável misturar gasolina com querosene, pois isso pode ser danoso para o motor do veículo. Essa combinação pode diminuir a eficiência do combustível, aumentar a formação de carbono no motor e contaminar o óleo lubrificante.

9. Instabilidade nas rodas

A instabilidade nas rodas são notadas por trepidações, deixando o trajeto perigoso e desconfortável. Para evitar tal problema no seu carro, o recomendável é fazer o alinhamento correto das rodas e seguir a calibragem adequada.

10. Pane mecânica

Uma pane mecânica pode acontecer devido a mau funcionamento do motor ou de outros componentes mecânicos de um veículo. Deste modo, esse problema pode levar à paralisação inesperada do carro.

Para evitar tal situação desagradável, o ideal é agendar uma revisão geral em uma oficina de confiança para checar peças como correias, filtros, velas, mangueiras, entre outros, a cada 10 mil km ou sempre que for viajar.

Fonte Olhar Digital

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Permita a exibição de anuncio no site.

 
Detectamos que você esta utilizando um bloqueador de anuncio. Conto com a publicidade para manter o site gratuito.